Quando o assunto é educação, principalmente quando envolve relação professor e aluno, professores que estão sendo punidos por entender que não deve passar aluno de ano por falta de condições, e no tempo de agora são punidos, como é um caso que está acontecendo na cidade de Itarantim, que segundo as informações uma professora foi afastada de suas funções por não passar um aluno de ano por não apresentar nenhuma condição de desenvolvimento. O caso foi parar nos meios de comunicação e até mesmo na justiça, dando conotação que a secretaria de educação do município através de um ofício afastou a educadora, alegando agressões psicológicas.
No Brasil, de acordo com informações que foram divulgadas no portal Bahia.ba, mais da metade das crianças do 4º ano do ensino fundamental, cerca de 51%, não conseguem dominar habilidades matemáticas básicas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA).
Entre as dificuldades estão a tabuada, a interpretação de gráficos simples e operações como somar e subtrair números de três algarismos. Esses alunos sequer atingem o nível de conhecimento considerado “baixo” nas avaliações internacionais.
O país participou pela primeira vez do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), uma prova aplicada a cada quatro anos desde 1995. Os resultados mostram que o Brasil obteve uma média de 400 pontos em matemática, posicionando-se à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul, entre os 64 países avaliados.
Quando comparado à média global de 503 pontos, o desempenho brasileiro revela uma defasagem. O atraso equivale a cerca de três anos escolares em relação a outras nações, evidenciando os desafios que o sistema educacional brasileiro enfrenta para garantir uma formação básica de qualidade em matemática para as crianças.