DO CRÔNICAS DE ITARANTIM – “Cérebro podre” é a expressão do ano considerada pelo dicionário Oxford. Mas você sabia o porquê dessa expressão e por que ela foi eleita a expressão do ano? O dicionário Oxford anunciou nesta segunda-feira, dia 2, que a expressão do ano em inglês é “brain rot”, que significa “cérebro podre”.
Mas o que significa essa expressão e de onde ela vem? De acordo com especialistas, refere-se à deterioração do cérebro causada pelo consumo de conteúdo superficial nas redes sociais. Esses conteúdos, basicamente superficiais, podem levar o cérebro da pessoa a “morrer” com o tempo. O termo foi usado pela primeira vez em 1854 por um escritor inglês que fazia referência a batatas que apodreciam.
Ainda segundo os pesquisadores do dicionário Oxford, a procura pela expressão cresceu nas redes sociais, o que se deve à preocupação com os conteúdos disponíveis atualmente na internet, que afetam diretamente a mente de adolescentes e jovens que consomem incessantemente uma quantidade grande de conteúdos de baixa qualidade.