DO CRÔNICAS DE ITARANTIM – A 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Itabuna condenou o prefeito de Iguaí, Rony Moitinho, e ex-presidente da Comissão de Licitação, Edineide Lousado de Almeida, por fraudes em licitações entre 2009 e 2012. As investigações do Ministério Público Federal (MPF) revelaram irregularidades como fracionamento ilícito de licitações e participação de empresas “de fachada”.
Os atos de improbidade afetaram oito licitações para obras em escolas, utilizando recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Cada réu foi condenado a pagar uma multa civil equivalente a 24 vezes sua última remuneração e foi proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais por quatro anos.
Rony, é presidente do consórcio do território médio sudoeste, território o qual Itarantim, Itapetinga, Itambé, Iguaí, Ibicuí, Itororó, Caatiba, Macarani, Firmino Alves, Maiquinique, Santa Cruz da Vitória, Nova Canaã e Potiraguá fazem parte.
De acordo com informações obtidas pela redação do Crônicas de Itarantim, Rony estava pretensões de sair candidato a deputado em 2026 e alguns analistas políticos do território viram essa condenação como “um balde de água fria” no seu sonho de ser deputado.
Lembrando também que ele perdeu a eleição no município, não conseguiu eleger seu sucessor.