Uma verdadeira maldade vem acontecendo na região rural de Itarantim, mais especificamente na área do Mandim, onde vários cães estão sendo envenenados. De acordo com os moradores, o envenenamento está sendo causado por meio de animais que morrem. Ou seja, alguns moradores estão envenenando cadáveres de animais, e os cães acabam comendo a carniça contaminada e morrendo.
Um morador informou à redação do site Crônicas de Itarantim que somente na semana passada morreram três cães após se envenenarem ao comerem animais mortos.
É importante ressaltar que envenenar cadáveres de animais mortos para causar desequilíbrio ao ambiental é crime, pois o envenenamento desses animais também afeta os urubus, que são responsáveis pela limpeza do ambiente. Assim, cães que consomem essas carniças também acabam morrendo.
Um dos moradores mencionou que pretende registrar um boletim na delegacia da cidade para autuar a pessoa responsável por envenenar os cadáveres desses animais.
Lembrando que por se tratar de um tema ambiental, a secretaria de meio ambiente da cidade, que nos parece que não tem secretário, tem o dever de atuar no caso encaminhando ações junto à justiça para resolver problemas como este.