A polícia da Argentina realizou nesta quinta-feira (14) a prisão de um dos bolsonaristas que estava foragido da justiça no Brasil. O homem é bastante conhecido em Itarantim, por ter sido morador da cidade por muito tempo e conhecido pelo de Joelton Gusmão de Oliveira de 47 anos de idade.
Joelton estava foragido da justiça no país vizinho depois de ter sido preso na Papuda e tinha ganhado liberdade, mas estava usando tornozeleira. Ele foi detido no município de La Plata, cidade que fica a cerca de 60 quilômetros de Buenos Aires. A prisão aconteceu quando Joelton tentava renovar o seu documento migratório temporário na Argentina. A polícia da Argentina identificou que contra si havia uma ordem de captura e de imediato fosse extraditado para o Brasil.
Vamos entender a história:
Joelton foi condenado a 17 anos de prisão por participação nos atos golpistas do dia 08 de janeiro. Na época, ele chegou a afirmar que foi influenciado pela esposa, que foi uma das principais na lista do ministro Alexandre Moraes a classificando como bolsonarista radial.
Joelton tinha sido preso com sua esposa meses após os atos de quebra quebra no congresso e eles foram classificados como bolsonaristas radicais chegando a quebrar patrimônio no espaço do congresso.
Alguns da família de Joelton que residem em Itarantim nos informaram que ele participou dos atos influenciado pela esposa de nome Alessandra Faria Rondon que é da cidade de Cuiabá-MT mas mora em Vitória da Conquista.
De acordo com informações, a mulher tinha sido solta primeiro e logo após foi liberada. Os advogados da dupla alegaram que os filhos não tinham com quem ficar e Alexandre de Moraes os liberou com o uso de tornozeleiras eletrônicas.