Na Bahia, em 16 cidades, a escolha do prefeito que vai governar o município pelos próximos quatro anos foi decidida por menos de 100 votos, segundo informações que constam no sistema de divulgação de resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A disputa mais acirrada ocorreu na cidade de Santa Terezinha, situada na região do Piemonte do Paraguaçu. Lá, o atual prefeito, Agnaldo Andrade (PSD), conseguiu renovar o mandato com apenas quatro votos de diferença sobre o adversário, o candidato Ailton Santana (PT).
O placar apertadíssimo de 3.883 contra 3.879 rendeu as mais variadas teorias entre os moradores da pequena cidade de 10,5 mil habitantes. Há quem atribua a derrota do petista à viagem de última hora feita por uma família de apoiadores, a gente que adoeceu e não pôde comparecer à urna, ao carro com eleitores que quebrou antes de chegar ao destino e, óbvio, às costumeiras acusações de traição.
Uma outra cidade que teve eleições acirradas, foi o município de Manoel Vitorino, no Sudoeste da Bahia. A disputa entre Vinicius Costa (PP) e Léo da Saúde (PSD) terminou com a vitória do primeiro por 5.484 votos contra 5.458, somente 26 de vantagem. Na mesma faixa numérica, está Igrapiúna, um dos municípios mais pobres do Baixo Sul. A cidade é governada por Manuel Ribeiro (Avante), que por muito pouco, mais precisamente 29 votos, não perdeu para a enfermeira Lorena Leite (PSD), ex-secretária de Saúde de Igrapiúna. O placar final ficou em 3.678 a 3.649.
Outra cidades também tiveram disputas acirradas, como por exemplo Itaju do Colônia, na Região Cacaueira, o fazendeiro Elder Fontes (PSD), candidato apoiado pelo atual prefeito Djalma Duarte, superou o ex-vice-prefeito Valério Aguiar (MDB) por uma margem de meros 34 votos. Em números totais, foram 2.783 votos contra 2.749.
Já em Cotegipe, no Extremo-Oeste baiano, perto da divisa com o Maranhão, a batalha dura se deu entre dois ex-vice-prefeitos, no qual Beatriz Calado (PT) venceu Waldércio Chaves, o Tino (PSD), por 5.154 contra 5.118. Ou seja, magros 36 votos.
Na nossa região a disputa mais apertada foi na cidade de Potiraguá, o candidato Elias Carvalho (Avante) apoiado pelo atual prefeito Jorge Cheles, teve 3.368 votos contra 3.195 do candidato Maurício Portugal (PSD), uma diferença de 173 votos apenas.