O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou nesta segunda-feira (21) que o presidente Lula (PT) se recupera bem do ferimento na cabeça após sofrer uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada, no sábado (19). Embora tenha cancelado sua viagem à Rússia por recomendações médicas, Lula deve retomar imediatamente suas atividades em Brasília, segundo Otto, que é médico.
“O presidente está bem, está andando. Ele falou que não tem nenhum problema. Ele vai retomar as atividades dele hoje, lá no Palácio do Planalto”, disse o senador em entrevista à rádio Metropole.
O presidente vai passar por novos exames de neuroimagem nas próximas 72 horas para verificar se há sinais de sangramento ou edema na região atrás do crânio (occiptal). Otto afirmou ter sido tranquilizado sobre o quadro de Lula pela equipe médica do Hospital Sírio Libanês da capital federal.
“Falei com doutor Francisco Sampaio Júnior, que é um dos membros da equipe do Roberto Kalil, lá do Sirio Libanês, ele é neurologista. Ele me tranquilizou. Falou que ele [Lula] teve um trauma na região occipital, teve um sangramento, um ferimento corto-contuso, que, além de abrir, faz um hematoma no local. Aí o Francisco disse que fez uma ressonância, e não tem absolutamente nada dentro do cérebro. Não atingiu internamente nada”, relatou.
O senador explicou que a viagem do presidente foi cancelada por uma questão de precaução. “Foi orientado que ele não viajasse, que não fizesse viagem longa, porque, nessas viagens longas, por mais que a pressurização interna do avião seja suficiente, a pressão interna do organismo sempre é maior. Uma vasodilatação pode fazer um hematoma externo, sem nenhum risco de vida. Mas, em todos casos de trauma mesmo leve no cérebro, se faz depois de 4, 5 dias uma outra ressonância magnética como controle, pra afastar qualquer possibilidade de sofrimento interno no cérebro”, disse. (Com informações do Bahia.ba).