Nesta segunda-feira (14), três economistas receberam o Prêmio Nobel de Economia de 2024 por suas pesquisas sobre como as instituições são formadas e podem afetar a prosperidade das nações. Os premiados são Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson.
O anúncio foi feito pela Academia Real de Ciências da Suécia, em Estocolmo, na Suécia. O norte-americano Robinson tem suas atividades realizadas na Universidade de Chicago, enquanto o americano Johnson e o turco-americano Acemoglu atuam no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA.
De acordo com o comitê do prêmio, os economistas, em suas pesquisas, evidenciaram “a importância das instituições sociais para a prosperidade de um país”. O comitê ainda ressaltou a relevância que esses estudos têm para a sociedade, principalmente com a atual situação de exploração da população, que não se desenvolve por este motivo.
Além de certificação, o prêmio consiste em 11 milhões de coroas suecas (US$1 milhão), que será dividido entre os três vencedores. (Metro1).