O processo eleitoral deste ano, especialmente no Médio Sudoeste da Bahia, evidenciou a força da máquina pública, que reelegeu a maioria dos prefeitos da região. Na reta final, muitos deles intensificaram suas ações, realizando obras que impactaram diretamente a decisão do eleitorado em municípios pequenos.
Para se ter uma ideia, dos treze municípios do território Médio Sudoeste, apenas em duas cidades a oposição conseguiu vencer: Itororó e Iguaí. Nas demais cidades, o resultado foi esmagador, sem dar chances à oposição. Em Itarantim, por exemplo, o prefeito atual obteve uma vantagem superior a quatro mil votos.
Outro destaque foi em Itambé, onde o atual prefeito recebeu impressionantes 10.916 votos, enquanto sua adversária contabilizou apenas 3.842. Essa votação expressiva deixou clara a força da administração vigente.
Cidades como Maiquinique, Itapetinga, Firmino Alves, Macarani, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Caatiba, Nova Canaã e Ibicuí também reelegeram seus prefeitos ou elegeram seus sucessores com o apoio da máquina pública municipal.