A Câmara Municipal de Vereadores de Itarantim definiu neste domingo (06) os 11 vereadores eleitos para o período de 2025 a 2028, com uma renovação de cinco cadeiras, o que representa uma porcentagem significativa de mais de 45 porcento.
No entanto devemos lembrar da desistência do vereador Álvaro e a candidatura de Oplínio Gusmão para vice, que deixaram duas cadeiras vagas, na prática, foram apenas três novos vereadores, assim podemos avaliar.
Uma das surpresas foi a eleição do locutor Carlos Alberto, que conquistou uma excelente votação de 295 votos pelo partido Progressista. Carlos Alberto que praticamente vinha fazendo uma campanha sem nenhum recurso e conseguiu ocupar a cadeira deixando outros nomes já experiente em eleição.
Dudu dos Tutas se destacou ao obter 1.151 votos, um recorde inédito para vereadores na cidade. Dudu que já tem um excelente trabalho voltado à saúde da cidade é um dos vereadores destaque no legislativo de Itarantim e obteve uma votação digna de candidatura de prefeito.
Serginho ficou em segundo lugar, com 631 votos, embora muitos esperassem que ele superasse esse número.
O presidente da Câmara quebrou a “maldição” da presidência, onde quem ocupava o cargo geralmente perdia a reeleição, foi assim com os últimos presidentes; ele foi o terceiro mais votado com 549 votos.
Outro vereador que volta a ocupar uma cadeira, depois de ter sido afastado por problemas de cotas no partido, é o vereador Jefferson Mototáxi. Jefferson tinha sido afastado juntamente com o vereador Naninho e o vereador Hilton Rocha, Naninho não conseguiu a eleição e Hilton Rocha não disputou este pleito.
Além destes nomes, a comunidade elegeu mais três novatos: Toninho Tigre, Edgar Pessoa e Paulo Almeida, este último é o ex-jogador campeão brasileiro pelo Santos que desta vez foi eleito desbancando o vereador Juarez e a ex-vereadora Darquinha Gusmão.