No Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quinta-feira (29), a Fundação do Câncer reforçou o Movimento VapeOFF, que é contra os cigarros eletrônicos, fazendo um apelo à população para não fazerem uso dos aparelhos e cigarros normais que são responsáveis pela morte de milhares de pessoas no mundo e no Brasil.
Em uma campanha realizada em parceria com a Anup Social, que integra a Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), a entidade espera mobilizar jovens e adultos a aderirem à campanha de combate ao uso dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods.
Como parte da campanha, materiais, como videoaulas e depoimentos, estão sendo enviadas a professores dos ensinos médio e universitário para discutir a questão do cigarro eletrônico. A fundação ainda conta com o apoio de empresas como Ecoponte e a Onbus, que irão veicular de forma gratuita as mensagens da fundação em suas áreas de atuação.
No Brasil, 443 pessoas morrem por dia por causa do fumo.Por ano, são 161.853 mortes anuais. O tabagismo é o terceiro fator de risco para anos de vida perdidos ajustados por incapacidade. No mundo, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).