Itarantim: Jai Oliveira toma de volta presidência do PT e tumultua base do prefeito Fábio Gusmão
O ex-secretário de Administração do governo Fábio Gusmão, Jai Oliveira, volta à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) de Itarantim e também da Federação, segundo informações divulgadas pela Justiça na tarde desta quinta-feira (15), véspera de campanha eleitoral para prefeito e vereadores.
De acordo com informações que circulam nos bastidores da política local, Jai não faz mais parte do núcleo do governo do prefeito, que briga pela reeleição. Jai seria candidato a vice-prefeito na chapa de Fábio, mas, devido a desentendimentos com o PT e a Federação, que não aceitaram seu nome e lançaram candidatura própria, o ex-secretário ficou impossibilitado de concorrer às eleições.
Nesta quinta-feira, um desembargador determinou que Oliveira voltasse à presidência das entidades partidárias. No entanto, isso pode não ter efeito prático: primeiro, se a intenção de Oliveira é voltar a ser vice, o prefeito já fez sua escolha; segundo, ele mesmo já protocolou sua renúncia diante de todos os acontecimentos que sucederam; terceiro, o juiz já homologou sua desistência; e por último, circula entre a base do prefeito que Jai não faz mais parte da base governista.
O que pode restar neste contexto é uma briga com o presidente do PT de Itarantim, Kleber Fonseca, que certamente irá entrar com um Mandado de Segurança (MS) para retornar ao cargo de presidente, assim como a Federação. O que podemos esperar daqui para frente é uma disputa interna no governo do prefeito e, com isso, muitos afirmam que ele poderá prejudicar a caminhada eleitoral do prefeito.
Jai foi secretário de Administração durante quase quatro anos do governo Fábio; muitos diziam que o prefeito da cidade era ele por concentrar secretarias importantes em suas mãos. Uma delas, além da administração, era a contabilidade da Prefeitura, que segundo informações eram geridas por empresas de sua confiança e relação próxima.
Pelo que dizem, o ex-secretário se encontra na cidade de Vitória da Conquista e não atende aos telefonemas do prefeito.
Em Tempo:
A situação política em Itarantim parece estar bem agitada. A volta de Jai Oliveira à presidência do PT e da Federação, especialmente com a proximidade das eleições, pode gerar muitas reviravoltas. É interessante como as alianças e desavenças podem mudar rapidamente o cenário político de Itarantim.
Pelo que já compartilhamos, parece que a relação entre Jai e o prefeito Fábio Gusmão ficou bem tensa. A possibilidade de Jai prejudicar a campanha do prefeito se ele decidir “soltar o verbo” pode realmente complicar as coisas para a reeleição.
Como dizem por aí, o amigo de hoje pode ser seu inimigo amanhã, e vice versa. Essa máxima é aplicada sempre na política.