Itarantim: Banco do Nordeste assina acordo para expansão do Crediamigo em Itarantim

O Banco do Nordeste e a Prefeitura de Itarantim, assinaram nesta terça-feira (04), acordo de cooperação para implantação de posto de atendimento do programa de microcrédito urbano e orientado da instituição, Crediamigo. A cerimônia de celebração do acordo aconteceu na sessão da Câmara de Vereadores do município realizada na noite desta terça-feira com a presença dos representantes do Banco do Nordeste e da Prefeitura.
De acordo o representante do Banco do Nordeste que usou a tribuna livre da casa legislativa, o acordo prevê a cessão de espaço pelo município para o Crediamigo atender aos empreendedores do município de Itarantim e região. A expectativa é de que os atendimentos se iniciem ainda no segundo semestre, afirmou.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, falou sobre o plano de expansão do Crediamigo no estado e o volume de aplicações na região. “O Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo e orientado da América do Sul e, na Bahia, atinge mais de 300 mil empreendedores. A expansão do programa reflete a importância que o Banco do Nordeste tem dedicado a quem está na base da economia e, muitas vezes, tem dificuldades no acesso ao crédito”, destaca o superintendente.
Segundo o gerente do escritório regional do Crediamigo em Vitória da Conquista, Fábio Leal, que está coordenando a expansão do programa na região, o Crediamigo aplicou mais de R$ 550 mil em 2023 somente em Itarantim e a expectativa, com a implantação do posto de atendimento, é alcançar R$ 1 milhão em negócios a partir da prospecção de novos clientes. “Estamos no caminho certo quando estendemos as nossas operações e ampliamos os postos de atendimento dando maiores condições ao pequeno empreendedor, mesmo longe das grandes cidades. Itarantim é um exemplo de que a população só tem a ganhar com essa expansão”, comemora o gestor.
Fábio afirmou ainda que o presente acordo pretende fortalecer o Crediamigo na região e ampliar as oportunidades dos empreendedores locais. “Atuaremos no apoio financeiro aos empreendedores formais e informais da economia, focado no crédito produtivo e orientado. Trabalharemos na base, possibilitando o desenvolvimento dos microempreendedores de Itarantim”, destaca Fábio. “Acreditamos que o presente acordo e junção das forças possibilitará a criação e manutenção de pequenos negócios locais, o aumento de renda e melhoria na qualidade de vida do itarantinense”, acrescenta.