O Ministério Público da Bahia (MP-BA) moveu uma ação contra a prefeita da cidade de Maiquinique, Valéria Silveira, por conta de fraude em licitação. A ação contra a prefeita do Ministério Público informa e acusa a gestora de fraude em licitação para favorecer as empresas Plenna Contabilidade Ltda e a Ferreira e Ferreira Sociedade de Advogados, que inclusive a última tem ligação direta com a prefeita.
O Ministério Público afirma na ação que a prefeita estava ciente da situação e infligiu a lei que prevê concorrência na publicação contratando as empresas sem os devidos ritos no processo de licitação. A prefeita pode sofrer graves sanções caso comprove de fato as fraudes de improbidade administrativa podendo levar os responsáveis a possíveis punições como inelegibilidade e afastamento do cargo, neste caso a prefeita.
A ação do Ministério Público mostra o que já se previa no começo do governo da prefeita, que até agora não consegue arrumar a casa e se afunda a cada dia contrariando a população do município que acreditou na gestão de Valéria.
A situação na cidade de Maiquinique está complicada. A corrupção e a fraude em licitações são problemas sérios que afetam diretamente a população. É importante que as autoridades ajam de maneira justa e eficaz para combater essas práticas e garantir a transparência e a honestidade na gestão pública.