Direto aos Fatos: Terceiro capitúlo da novela PT e o secretário de administração
O fato é que o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Itarantim, o senhor Kleber Fonseca, que já foi vice-prefeito desta cidade, não quer mais o secretário de administração, Jai Mamão, na sigla. Muito menos disputando na chapa de candidato a vice-prefeito.
Com isso a novela PT e o secretário ganha um terceiro capítulo com direito a risadas do prefeito Fábio Gusmão (PSD) que esbraveja pelos botecos da cidade que seu vice já é martelo batido e não tem mais discussão.
O prefeito conta com o apoio do deputado Rosemberg Pinto (PT) que, foi praticamente quem bateu o martelo e pediu que o secretário fosse o vice na chapa da eleição deste ano. Acredito que isso já tinha sido acordado, um jogo de troca, o deputado foi muito bem votado na cidade, e de alguma forma teve o aval do secretário na decisão que agora retribui com sua indicação.
Kleber por sua vez não quer obedecer uma ordem dada do deputado, ou seja do Diretório Estadual sobre a homologação da pré-candidatura do secretário.
Kléber assina documento ao Diretório Estadual do PT da Bahia e ao Diretório Nacional. O documento é uma espécie de recurso requerendo do diretório estadual que analise a autonomia e a decisão do diretório municipal.
Como começou
O primeiro capítulo desta trama foi causado em Salvador, em um anúncio feito pelo senador Otto Alencar (PSD) afirmando que Jai seria o vice na disputa eleitoral. O PT local foi pego de surpresa e não gostou nada disso, convocando seus membros e a Federação para discutir a pauta.
O segundo capítulo foi local e em reunião o PT por maioria disse não ao secretário, foi unanimidade dentro da sigla.
É claro que o prefeito não irá atender as resoluções da Federação, os partidos que compõem a Federação, PT, PV e PCdoB, (menos o PV), já emitiram suas opiniões de não querer o secretário. Isso muda? não.
Eu, sinceramente, não creio que o presidente do partido irá ganhar essa queda de braços. Kleber é um militante antigo da sigla de muito conhecimento sobre política e circula facilmente por gabinetes de políticos de expressão quando quiser. No entanto, ele precisa dizer o motivo de não querer o secretário como vice e também bater o martelo em algumas decisões e sair de cima do muro.
Tudo bem que sabemos que, como é prática do secretário, ele não “joga limpo” com seus aliados de partido, companheiros que o ajudaram a chegar onde está hoje.
Esperamos o dia 14, o próximo domingo, para sabermos se essa novela terá um quarto episódio.