Maiquinique: Prefeita detergente, ex-secretário denuncia gastos exorbitantes em materiais de limpeza feito pela prefeita Valéria
O ex-secretário de administração do governo da prefeita Valéria, Rafael Maiquinique, que deixou o governo recentemente, fez mais uma denúncia de corrupção no governo da prefeita. Essa é mais uma denúncia de uma série, do que, segundo Rafael considera, uma quantidade de “notas frias” que a prefeita vem emitindo em compras, licitações e gastos exorbitantes no âmbito do governo.
Recentemente nossa redação conversou com o ex-secretário que nos afirmou que todas essas denúncias serão enviadas ao Ministério Público da Bahia. Das várias denúncias, que inclusive foram publicadas aqui no nosso site, estão valores altíssimos em licitações com combustíveis que a Prefeitura vem gastando.
Nesta quinta-feira (29), o site publicou outra denúncia de corrupção em licitação realizada pela Prefeitura do governo da prefeita. A licitação foi sobre a contratação de empresa de ornamentação para a realização de uma jornada pedagógica na cidade. Matéria você pode conferir aqui clicando no link: Maiquinique: Fraude em Licitação na Secretaria de Educação de Maiquinique Desperta Revolta na Comunidade.
O governo da prefeita Valéria é uma denúncia em cima da outra. Sem contar a falta de compromisso com a população, atrasos em pagamentos com funcionários, fornecedores, falta de gestão e habilidade política para tentar contornar a situação decadente do governo que não consegue acertar.
A prefeita neste pouco mais de um ano de seu governo ficou conhecida na região como a prefeita que não paga ninguém. Sem contar que o governo perdeu apoios da região, dos prefeitos da região, pelo desastre de sua administração, que eles não querem ficar queimados.
Rafael faz denúncias sérias de alguns secretários de pastas. Outros secretários estão numa lista, no qual ele vê nestas pastas uma série de “notas frias” sendo emitidas, que segundo ele tudo isso foi alertado à prefeita durante sua ocupação na pasta de administração e no planejamento.
Outras denúncias que nossa reportagem citou vocês poderão conferir todas aqui clicando nos links:
Denúncia: Prefeitura de Maiquinique Gasta Quase 600 Mil Reais em Combustíveis em Apenas Dez Dias.
Farra dos combustíveis: Prefeitura de Maiquinique irá gastar quase R$ 4 milhões em combustível.
Maiquinique: Mais uma bomba de escândalo de corrupção que estoura no governo da prefeita Valéria
Maiquinique: Denúncia de corrupção feita pelo secretário abala governo Valéria
Maiquinique: Bomba no governo da prefeita Valéria, Secretário de Planejamento denuncia Prefeitura
Confira o que disse o ex-secretário, publicado nas redes sociais nesta tarde de quinta-feira.
Essa nota anexa a esse post, no valor de R$ 35.001,08, é para a compra de materiais de limpezas e gêneros alimentícios para atender às demandas das secretarias municipais, no caso da presente nota, para atender a demanda mensal do Hospital Maternidade de Maiquinique.
Observe na nota que em apenas um mês a prefeitura de Maiquinique adquiriu a quantia absurda de 3.000 (três mil) pacotes de sabão em pó (código 1092 e código 701), para o hospital maternidade. Também adquiriu cerca de 1.486 (mil quatrocentos e oitenta e seis) litros de água sanitária, 981 litros de Pinho gel, mil litros de desinfetante e outros tantos produtos em quantidades absurdas, como pode se observar da nota apresentada.
Por óbvio, tais quantidades de produtos adquiridos em apenas uma nota fiscal para apenas um mês soa como deboche na cara do cidadão Maiquiniquense, que vive as mazelas diárias de uma cidade mal administrada.
Reforço e destaco que nem a direção do Hospital nem o Secretário de Saúde tinham conhecimento dessa nota, que acompanha a prestação de contas da prefeitura e está disponível no e-TCM. Tanto o Diretor do hospital à época, quanto o Secretário de Saúde, sempre mostraram uma postura bastante séria e comprometida com a correta aplicação e gestão dos recursos da saúde, tendo, inclusive, muitas vezes, nas oportunidades que presenciei, entrado em conflito com alguns pares da gestão por conta dessa falta de comprometimento na gestão dos recursos da saúde pela mesma.
Essa é apenas uma das centenas de notas fiscais frias, falsas, emitidas pela prefeitura de Maiquinique no Governo Valéria.
Nem preciso dizer o quão absurdo se mostra essa quantidade de produtos de limpeza para apenas um mês no hospital de Maiquinique.
Estarei realizando alguns podcasts e entrevistas em rádios, nos próximos dias, mostrando e explicando os motivos do porquê nessas últimas semanas resolvi me manifestar em relação aos atos de corrupção que vem sendo praticado pela gestão da prefeita Valéria.
Sobre o meu último post, que exclui, gostaria de ressaltar que o fiz a pedido de amigos e da prefeita, após uma conversa com ela, em que a alertei, pela milésima e última vez, sobre os desmandos que vinham sendo cometidos na sua gestão. Na oportunidade ela me pediu um prazo, que seria até hoje, 29 de fevereiro, para aparar as arestas, ajustar as coisas, corrigir esses erros apontados e deixar de cometer tantos outros. Como das outras vezes que conversei e a alertei sobre esses erros, o prazo se findou e nada, absolutamente nada mudou, ficou apenas nas mesmas promessas de mudança de sempre. As mesmas notas fiscais frias continuaram a ser emitidas, dinheiro continuou sendo gasto sem planejamento, corrupção ocorrendo do mesmo modo e comprometimento zero com o pagamento dos servidores. Portanto, não acredito mais que ela possa cumprir com o que foi acordado, na presença do Secretário de Administração meu amigo, Rogério Jardim, a quem tenho imenso carinho, respeito e consideração e na presença de outros dois amigos assessores estaduais, que estiveram presentes na oportunidade dessa nossa conversa e também a alertou sobre esses vícios e o quanto isso poderia prejudicá-la e o quanto está prejudicando o nosso município e a sua gestão.
Gostaria de ressaltar que todos me conhecem e sabem da minha luta e da luta do grupo da prefeita, que sempre pautou um discurso pela moralidade, pela probidade e pela transparência na gestão dos recursos públicos. Eu e mais ninguém sabemos do peso das cobranças que recaem sobre mim, quando fatos como estes vêm à tona em um governo que eu ajudei a eleger e a colocar no poder. Todos sabem o quanto fui e sou cobrado por um posicionamento sobre todas essas mazelas que vem acontecendo. Mas sempre fiz a minha oposição interna, assim como outros ali dentro. Algumas vezes tive sucesso, outras tantas não.
Vejo que o governo não muda mais e a cidade pagará um preço alto demais se a câmara continuar omissa, se os cidadãos continuarem calados, se eu me silenciar e simplesmente me omitir e se esse desgoverno continuar.
Falo aqui, novamente, às pessoas de caráter, de brio, pessoas honestas e comprometidas com o bem-estar desta cidade, que ainda integram o grupo da prefeita e trabalham e lutam para a gestão melhorar.
Vocês me conhecem, conhecem melhor que qualquer outro grupo político dessa cidade e sabem que sempre estive alertando, informando e muitas vezes denunciando o que agora trago a público. Muitas vezes corri ao socorro de vocês, pedi que alertasse a prefeita, que conversassem com ela, todos que me conhecem sabem disso, e muitos o fizeram, porém, nada, absolutamente nada mudou e tudo só foi piorando.
Hoje tenho uma responsabilidade moral com nossa cidade, pois sei que fui peça fundamental para eleger um dos governos, (falo isso com profunda tristeza que corta a alma), mais corruptos da história de Maiquinique.
Serei resistência sempre e o grupo que outrora sonhou com uma Maiquinique melhor, sem corrupção, mais transparente, mais humana, sem perseguições e com melhores condições de vida, não pode se acomodar com o que aí está, apenas pela segurança e estabilidade momentânea de um emprego.
Sei o que perdi e o que ainda irei perder, mas minha dignidade, minha moralidade e minha ética é inegociável, mesmo diante das perdas que eventualmente virão.
Maiquinique merece coisa melhor, e ainda não é isso.