A Associação de Cultura e Turismo de Macarani, ACTM realizou a I Assembleia Geral que deu posse a sua diretoria, e iniciando os trabalhos e atividades da primeira associação de cultura e turismo do município. O evento aconteceu no Auditório do Colégio Estadual São Pedro, na noite da quarta-feira (28). A roda de conversa foi conduzida pelo Cientista Política e Ativista Cultural, Gabriel Ferraz, que falou sobre o objetivo da associação de fomentar a cultura e o turismo em Macarani. A palestra ficou por conta do professor Dr. Luciano Lima, Coordenador do Núcleo de Extensão, Esporte e Cultura da UESB – Itapetinga, que falou sobre Direito à Cultura: Memória e Identidade, e da parceria com a Universidade. O Professor e Historiador Eduardo Fiscina, falou sobre o marco histórico e ousadia da associação em passar a pensar o Turismo na perspectiva do associativismo, apresentando informações do território médio sudoeste baiano, e o déficit na organização do turismo no nosso território. E a importância das parcerias com órgãos federais, estaduais, tanto públicas como privadas.
Na ocasião, foi realizada eleição para a escolha dos membros que compõe a Diretoria da Associação do Conselho Fiscal, a posse da Diretoria e do Conselho Fiscal, aprovação do Estatuto Interno da Associação de Cultura e Turismo de Macarani.
Houve participação de várias áreas da Cultura e do Turismo, como artesanato, áudio visual, capoeira, dança, poesia, música, povos de terreiro, cultura hip-hop, cultura popular, professores, comerciantes e produtores culturais. “Vamos iniciar as atividades da associação a partir de agora. Ainda temos que elaborar o Regimento Interno. Todas as decisões da Associação serão tomadas após ouvirmos as demandas da população”, explica Gabriel.
Fazem parte da diretoria; Gabriel Ferraz, Lêzza Aguiar, Suenildo Meira, Luiz Fernando, Pedrinho Aguiar, Marciel Meira e Miller Ferraz.