Desde dezembro de 2021, com as fortes chuvas que atingiram o estado da Bahia, ficando milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, e dezenas de mortes. Em Macarani três pontes desabaram, as dos distritos de Vila das Graças e Itabaí, e uma que liga o centro da cidade à região do Marjorie Parque.
Para Macarani, foi destinado recursos para construção de 60 Unidades habitacionais, e a construção das três pontes, através do Governo do Estado (SEINFRA) ainda na gestão do ex-governador Rui Costa. Após licitações, construção e inauguração apenas da ponte dentro da cidade. Só houve início das obras das pontes dos distritos, que a empresa Skala, que deu início, após alguns meses, paralisou, e não retomou. Desde então os moradores tiveram acesso a um desvio, que com as chuvas deste final de semana foi coberto pelo rio Manjerona.
Os moradores do distrito, os produtores rurais, vereadores, e toda comunidade tem reivindicado a indignação nas redes sociais, até o momento não houve nenhum posicionamento da prefeita Selma Souto (PSD) que segundo informações não realizou nenhuma ação para conter a situação crítica em que se encontra o distrito de Itabaí, desde o final de semana está ilhado, a cabeceira da ponte que liga o distrito a rodovia Macarani/ Itapetinga.