A cultura popular e pessoas que promovem/fomentam ela é reconhecida por grandes universidades no mundo e no Brasil. Muitas dessas pessoas já receberam títulos honoríficos concedidos por essas universidades como o Doutor e Doutora Honoris Causa que reconhecem os trabalhos de pessoas na contribuição junto a sociedade e no fomento à cultura.
Em Itarantim nós temos uma mestra da cultura popular, dona Totinha, que todo ano celebra e leva alegria a pessoas e foliões com o Reisado de 6 de janeiro que se celebra a visita dos Reis Magos no nascimento de Jesus Cristo e o Reisado de São Sebastião que fecha as festividades populares religiosas do mês. São mais de 60 anos que dona Totinha realiza e celebra a festa como Terno de Reis da União.
A festividade de São Sebastião foi realizada no último sábado (20) em sua residência. A festividade é cercada por dois momentos importantes; a oração, que abre o momento dos devotos realizando a abertura da festa e pedindo proteção com a tradicional passagem da bandeira sob os foliões animadores. E, no momento da festa, este simboliza a alegria, este é o momento em que os foliões se expressam através das cantigas, os cantos que são próprios com instrumentos populares que remete a tradições antigas.
Dona Totinha já foi agraciada com vários prêmios na área da cultura pelo governo federal e estadual, como explicou para nossa reportagem o vereador Leandro Ferreira (Léo), que tem acompanhado e ajudado Dona Totinha na elaboração de eventos culturais na cidade e na região.