O tabuleiro da política em Itarantim deve começar para valer somente em abril, que é a data quando nomes irão se filiar a partidos para a disputa do pleito da maior cadeira, o executivo.
Neste tabuleiro vários nomes já se colocaram como pré-candidatos e pré-candidatas anunciados/as. O nome da experiente ex-vereadora que já foi até vice prefeita deste município, Darquinha Gusmão, que é tia do atual prefeito tem informado que é pré-candidata e que vai para disputa.
Outro nome é do advogado Eduardo Almeida (Du) que concorreu às eleições passadas ainda no Partido Progressista (PP) e este ano tudo indica que está de malas prontas para o Avante por conta da ligação que ele tem com o deputado federal Neto Carletto e com o cacique presidente da legenda no estado, Ronaldo Carletto.
O presidente da Câmara de Vereadores também nas suas entrevistas tem afirmado que é pré-candidato a prefeito. Zeza ganhou destaque pelo o trabalho realizado na Câmara, nas estruturas, novas instalações que modernizaram o espaço e tem feito fortes críticas a gestão do prefeito.
Já o atual prefeito, Fábio Gusmão, utilizou de um evento governamental que foi realizado na cidade e numa entrevista afirmou que é pré-candidato. O anúncio feito sem nenhuma cerimônia causando até alguns comentários na cidade, um deles foi que o prefeito utilizou a máquina pública para promoção, já que o evento era organizado pela Prefeitura.
Muitos na cidade afirmam que o prefeito tem reeleição garantida, muitos afirmam por conta da fragilidade da oposição. Na última semana foi divulgada pelo governo, uma pesquisa na cidade, que mostra o governo bem avaliado perante a população.
Um outro nome especulado na cidade (que é uma interrogação, como na foto em destaque) é o nome do pecuarista Zeneldo Matos que disputou como vice uma eleição na cidade de Macarani. Zeneldo é muito conhecido na cidade e tem ligação com políticos no município e no estado.
No governo do ex-prefeito Ricardo Souto chegou até ser cogitado como candidato à época para disputar a eleição.
Uma fonte nos informou recentemente que Zeneldo tomará a decisão de sair como pré-candidato ou não somente em abril. Mas a especulação do nome de Zeneldo tem deixado muita gente do governo de “barbas de molho”.