O pagamento do Bolsa Família foi antecipado e teve início nesta segunda-feira, dia 11. Conforme o calendário divulgado no início de 2023 e divulgado nesta segunda-feira pelo Governo Federal. Os pagamentos estão ocorrendo com antecedência devido às festas de fim de ano. Hoje, estão recebendo os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Os repasses são feitos de maneira escalonada e seguirão até o dia 22, quando receberão os cadastrados com NIS final zero.
No entanto, é importante ressaltar que há uma exceção para os beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade reconhecida pelo governo federal. Nesses casos, o pagamento do Bolsa Família é unificado para o primeiro dia do calendário.
Além disso, o Auxílio Gás, pago bimestralmente, também começou a ser feito nesta segunda-feira. Esse benefício foi criado para ajudar a amenizar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico e contempla mais de 5,4 milhões de famílias. O governo federal repassa 100% do valor da média nacional do botijão GLP de 13 quilos para as famílias beneficiárias. O cálculo do preço é feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), sendo que neste mês o valor é de R$ 104.
Os pagamentos tanto do Bolsa Família quanto do Auxílio Gás são realizados de acordo com o final do NIS do beneficiário e seguem o calendário estabelecido pelo Programa Bolsa Família. As famílias beneficiárias podem consultar informações sobre as parcelas nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, bem como pelo telefone 111.