No dia 4 de dezembro, em particular na capital baiana, há uma celebração especial em honra a Santa Bárbara, na qual devotos e fiéis se vestem de vermelho e branco. Santa Bárbara é uma das santas mais populares da Bahia e é conhecida como a padroeira dos bombeiros e de profissionais, além de ser considerada protetora contra tempestades e trovões. Essa comemoração marca o início do calendário de festividades na Bahia.
A história de Santa Bárbara é celebrada no dia 4 de dezembro por ser o dia em que ela fugiu para ser batizada durante uma viagem com seu pai. Durante a fuga, Bárbara foi capturada por seu próprio pai, que a executou cortando sua cabeça com uma espada.
Antes disso, o pai de Santa Bárbara já havia mantido a filha presa dentro de uma torre por ciúmes e por não permitir que ela conhecesse pretendentes. Na torre onde ela ficou presa, havia apenas duas janelas, mas Bárbara pediu que fosse construída uma terceira em honra à Santíssima Trindade.
Outro fato que torna Santa Bárbara admirada é o sincretismo religioso. Em algumas vertentes da religião de matriz africana, ela é considerada como a orixá Iansã. Na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Salvador, uma missa é sempre realizada em prol de Santa Bárbara toda primeira quarta-feira do mês, com o acompanhamento de instrumentos africanos em ritmo de afoxé.