A situação de seca e escassez de água tem causado grandes dificuldades para os moradores de Piripá e Caetanos, cidades do sudoeste da Bahia. Com o baixo nível da água na Barragem do Bonita e o solo rachado, os moradores têm enfrentado desafios na agricultura, pecuária e até mesmo no uso pessoal. Um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando os moradores reunidos em uma novena, pedindo por chuva na região.
Piripá está sendo abastecida pela cidade vizinha, Condeúba, a 30 km de distância, porém não há informações detalhadas sobre como esse abastecimento está sendo feito. A cidade também tem enfrentado altas temperaturas, com registros de 37ºC e sensação térmica próxima aos 40ºC.
Caetanos também vive uma realidade semelhante, com chuvas insuficientes e prejuízos comerciais estimados em R$ 7 milhões. A falta de água tem afetado a agricultura, pecuária e o uso pessoal no município.
É urgente que medidas sejam tomadas para ajudar essas comunidades a enfrentarem essa crise hídrica e suas consequências para a vida dos moradores.