Dois irmãos brasileiros foram presos na última segunda-feira (27), no sul da Espanha, em Estepona. Eles são suspeitos de conspiração terrorista e de terem ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Os homens não foram identificados, como informou o Metro1.
Segundo o Ministério do Interior espanhol, os brasileiros estariam “imersos em um processo de radicalização” e utilizavam plataformas de mensagem para apoiar ativamente o grupo terrorista. Eles foram levados para Madri e seguem em prisão preventiva.
“Ambos consumiam e difundiam através de seus perfis na internet material de propaganda do Daesh [sigla em árabe do nome do terrorista]. Em meio a esse material, havia registros de atividades terroristas realizadas em outros lugares, manuais para confecção de explosivos e envenenamentos, cibersegurança e documentos que justificam a violência de atos suicidas”, descreveu, em nota, o ministério espanhol.
A investigação da Guarda Civil espanhola e da da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) contou com colaboração do FBI e também da Polícia Federal brasileira.
A Europol identificou uma ligação entre os brasileiros e outros indivíduos que também foram presos por suspeita de vínculo com terroristas islâmicos.