Em Itarantim população se revolta com abordagem truculenta da Guarda Municipal ao um idoso
A Guarda Municipal de Itarantim foi flagrada na noite desta quarta-feira (15) em uma ação no bairro Presidente Médici, onde ocorreram agressões verbais a um homem identificado como Diu de Maneca. Ele está sendo acusado de arremessar pedras nas casas da vizinhança. O incidente foi registrado pelas câmeras de segurança da residência do homem, que é idoso, e as imagens foram compartilhadas em grupos de WhatsApp, gerando revolta na comunidade.
No vídeo, o comandante da Guarda Municipal, Edilson Cruz, se dirige ao senhor aposentado, afirmando que ele é o autor dos arremessos de pedras e ameaçando levá-lo à delegacia e agredi-lo até que saia sangue. Após o ocorrido, nossa equipe procurou moradores locais, que confirmaram a frequência dos arremessos de pedras e apontaram o homem abordado pela Guarda como suspeito. No entanto, ao visitar a residência do senhor, não encontramos ninguém presente.
Entramos em contato com o comandante da Guarda Municipal, Edilson, responsável pela ação registrada nas imagens. Ele apenas informou que há um vídeo mostrando apoio da comunidade à abordagem dos agentes e enviou um boletim de ocorrência registrado na Delegacia Territorial contra o homem acusado.
Também tentamos contatar os familiares do homem agredido pela Guarda, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.
Algumas autoridades em segurança pública, ao assistirem ao vídeo, afirmaram para nossa reportagem que a conduta da Guarda Municipal não é recomendada e que houve erros e confusões em funções que não são atribuições dos GCMs. Vale ressaltar que, ao contrário de outras cidades, Itarantim não possui uma corregedoria para investigar irregularidades desse tipo.
Diante desse incidente, é fundamental que as autoridades competentes investiguem a conduta da Guarda Municipal e adotem as medidas necessárias para garantir a segurança e o respeito aos direitos dos cidadãos. A comunidade espera por uma resposta adequada diante dessa situação preocupante que poderá vir da Prefeitura.
O site já havia publicado uma matéria falando do suspeito dessas pedras confira: O “jogador de pedras” volta a atacar casas em Itarantim