O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (7), a lei que reconhece o forró como manifestação cultural nacional do Brasil. Com a aprovação do texto, o forró se torna a 12ª de uma lista de práticas, locais e eventos reconhecidos legalmente como manifestações culturais nacionais e/ou patrimônios culturais imateriais do país desde 2010. Essa lista inclui expressões como escolas de samba, festas juninas e música gospel.
O projeto de lei foi apresentado pelo deputado federal baiano Zé Neto (PT) e reconhecido pelo Senado em outubro, onde teve a senadora Teresa Leitão (PT) como relatora.
Nos últimos anos, o forró tem enfrentado o desafio de competir no São João com diversos outros ritmos, especialmente o sertanejo. Isso tem gerado preocupação entre os forrozeiros, que já lidam com a sazonalidade imposta ao forró, que é mais popular nos meses de junho e julho.
Em seu relatório, a senadora Teresa Leitão destacou que o forró é “um gênero musical e uma dança que evoca a beleza e a riqueza das tradições do nordeste do Brasil” e que “desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país”.
O reconhecimento do forró como manifestação cultural nacional é um passo importante para valorizar e proteger essa expressão artística tão significativa para o povo brasileiro. Esperamos que esse reconhecimento traga mais visibilidade e oportunidades para os artistas e promova o fortalecimento e a disseminação do forró em todo o país.