Duas escolas públicas brasileiras foram premiadas no prestigioso Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023. A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (MTI) Joaquim Bastos Gonçalves, localizada em Carnaubal (CE), recebeu o prêmio na categoria ‘Apoiando Vidas Saudáveis’. Enquanto isso, a Escola Municipal Professor Edson Pisani, em Belo Horizonte, ganhou o Prêmio Escolha da Comunidade.
A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves superou outras duas finalistas internacionais na categoria ‘Apoiando Vidas Saudáveis’: a IMG Academy (EUA) e a Cardiff Sixth Form College (Reino Unido). A escola será premiada com US$ 50 mil.
Já a Escola Municipal Professor Edson Pisani foi escolhida como vencedora por meio de uma votação pública, na qual concorreram todas as finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo. A escola fará parte do novo programa Melhor Escola para Trabalhar da T4 Education, que oferece suporte para atrair e reter professores talentosos. A instituição se destacou por suas ações em defesa dos direitos dos alunos e por mobilizar a comunidade escolar e local para coordenar melhorias com as autoridades públicas em sua região.
Essa é a primeira vez que escolas públicas brasileiras são premiadas no Prêmio Melhores Escolas do Mundo. Além das escolas brasileiras, outras quatro instituições de ensino de outros países também foram reconhecidas: Institución Educativa Municipal Montessori (Colômbia), na categoria Ação Ambiental; Riverside School (Índia), na categoria Inovação; Max Rayne Hand in Hand Jerusalem School (Israel), na categoria Superação de Adversidades; e Spark Soweto (África do Sul), na categoria Colaboração Comunitária.
É ótimo ver escolas públicas brasileiras sendo reconhecidas internacionalmente pelo seu trabalho excepcional. Parabéns à Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves e à Escola Municipal Professor Edson Pisani pelo merecido prêmio!