Hoje, quinta-feira (02), é o Dia de Finados, uma data em que a população visita os cemitérios para homenagear seus entes queridos que já partiram. Em Itarantim, muitas pessoas compareceram ao cemitério local pela manhã para prestar suas homenagens. Alguns aproveitam a data para realizar limpeza das carneiras, mas a maioria vai para prestar homenagens aos amigos e familiares acendendo velas e deixando flores no local que foram enterrados.
Além disso, representantes de igrejas evangélicas e uma equipe funerária que presta serviços na cidade a Pax Perfeição (foto) estavam presentes para oferecer suporte espiritual e serviços às pessoas.
A maioria das pessoas vão deixar para fazer a visita pela parte da tarde, como nos informou um funcionário do cemitério, imagina-se que é por conta do sol muito quente na cidade e a maioria das pessoas já têm essa tradição de ir à tarde.
Antigamente a Igreja Católica realizava uma celebração no local, quando a capelinha do cemitério estava em condição adequada. Hoje a Igreja deixou de realizar essa celebração que fazia parte do cronograma no cemitério do Dia de Finados.
Além das visitas aos túmulos e das homenagens prestadas, é comum também que as pessoas realizem momentos de reflexão e oração durante o Dia de Finados. É um momento de lembrar dos entes queridos, compartilhar histórias e fortalecer os laços familiares. Essa tradição de reunir-se em memória dos que se foram é uma forma de manter viva a memória e o amor por aqueles que já partiram.