Na votação da noite desta terça-feira (24) que aprovou o projeto do executivo que prevê a não obrigação de pagamento dos Juros de Mora dos Precatórios para os professores de Itarantim, a vereadora Oplínia Gusmão, membro da base governista, decidiu se abster da votação. O projeto recebeu 6 votos a favor do prefeito, 1 voto contra e duas ausências. A atitude da vereadora surpreendeu alguns membros da base governista, que esperavam que ela seguisse o líder do governo, Dudu dos Tutas, que já havia feito um discurso de orientação sobre o projeto.
De acordo com alguns professores presentes, a vereadora demonstrou independência ao contrariar as expectativas de que ela votaria a favor do projeto. Apesar das críticas de que ficar “em cima do muro” indica falta de opinião e indiferença em relação ao assunto, ao perceber que a maioria iria aprovar o projeto, ela optou por não se comprometer com o tema para evitar conflitos com a classe dos educadores.
Vale ressaltar que a vereadora Oplínia Gusmão faz parte do mesmo grupo político dos vereadores Robinho e Cleidiel, que assumiram os cargos após a cassação de vereadores anteriores devido a fraudes na cota de gênero.
A atitude da vereadora Oplínia Gusmão gerou algumas conversas nas esquinas políticas de Itarantim, entre os apoiadores e críticos do projeto, evidenciando as divergências existentes dentro da base governista e entre os profissionais da educação. Sua abstenção levanta questões sobre sua postura política e compromisso com a classe dos professores.