Sete mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos, na manhã desta quinta-feira (19), contra um delegado, um investigador e quatro policiais militares nas cidades de Santaluz, Valente e Conceição do Coité, interior da Bahia.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as ações fazem parte da segunda fase da Operação Urtiga – deflagrada juntamente com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) -, que investiga um grupo de extermínio envolvido com extorsão mediante sequestro.
O MP-BA informou que o investigador foi preso em cumprimento de mandado de prisão temporária. Ele foi transferido para a Corregedoria da Polícia Civil, localizada em Salvador, onde permanecerá pelo prazo inicial de 30 dias, ou até que haja decisão judicial em sentido contrário. Já os outros seis mandados foram referentes à busca e apreensão.
De acordo com informações do Metro1, a primeira fase da operação foi realizada no dia 6 junho, e prendeu quatro policiais militares um investigador e um traficante, segundo informações da SSP-BA. De acordo com o MP-BA, o material apreendido nesta quinta será submetido à conferência e análise pelos integrantes da Força Correcional Especial Integrada (Force) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e, posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para a adoção das medidas cabíveis.