Neste feriado o movimento foi intenso no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade paulista de mesmo nome, e o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, usou seu sermão na missa solene das 9h para fazer um discurso na contra o aborto e o desmatamento.
“Nossa Senhora Aparecida é a senhora da vida. Por isso, hoje nós dizemos sim à vida, não ao aborto, sim à vida”, pregou o arcebispo. Em seguida, ele pediu que os fiéis rezassem pela paz na Ucrânia e em Israel.
Questionado em entrevista coletiva, o religioso confirmou que seu discurso teria relação com o atual debate sobre descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF). “O direito fundamental da pessoa humana é o direito à vida. Se esse direito à vida não é respeitado, todos os outros caem”, respondeu.
Brandes já é conhecido por suas críticas aos problemas enfrentados pelo país. Em 2021, diante da discussão sobre a facilitação do acesso a armas, ele chegou a defender que o Brasil, “para ser pátria amada, não pode ser pátria armada”. No ano passado, sem citar nomes, ele havia criticado “dragão do ódio”, o “dragão da mentira” e o “dragão do desemprego e da fome”.