O Partido dos Trabalhadores (PT) de Itarantim realizou neste sábado (02) plenária com alguns filiados e militantes do PT na cidade com o objetivo de organizar o partido para a eleição de 2024. A plenária foi conduzida pelo presidente da sigla local, Kleber Fonseca, que falou da conjuntura da eleição de 2022 que elegeu o presidente Lula e no estado elegendo Jerônimo Rodrigues.
Na eleição de 2020 no município, o partido elegeu apenas um vereador, Diu Serrador. O vereador não esteve presente na plenária e com isso foi criticado por militantes presentes que cobraram uma postura do vereador diante dos acontecimentos no legislativo e uma delas citada, a votação da Emenda Impositiva que o vereador não votou com os vereadores da base do prefeito Fábio Gusmão no qual o PT faz parte.
O PT local caminhou com o atual prefeito na eleição de 2020 que o elegeu e na eleição de 2022 para deputado mais uma vez caminharam juntos dando uma expressiva votação aos seus candidatos, em especial o deputado Rosember Pinto da sigla. Mas, apesar de fazer parte da base do governo Fábio, o quadro do partido não teve muito espaço no governo, sobrando anteriormente até críticas de militantes ao governo por não ter sido aberto esses espaços.
O partido ainda informou que posteriormente irá realizar mais uma plenária para orientação sobre a federação e a conjuntura de 2024 para pré-candidatos que irão pleitear uma cadeira no legislativo.