A Prefeitura de Itarantim inaugurou na manhã desta segunda-feira (28) o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) que homenageia o médico Dr. Hilton Ribeiro. Hilton atendeu a comunidade por muito tempo e era muito querido na comunidade, o nome dado ao espaço é um reconhecimento do órgão público ao precioso trabalho prestado do médico na cidade que já morreu.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.
O CAPs tem um processo simples, aberto e comunitário que é inserido na comunidade e que funciona em regime de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço.
Especialistas no assunto afirmam que as atividades podem ser coletivas, como grupos de usuários, ou individuais. Após acolhimento inicial e avaliação da equipe, o cuidado nesses espaços é desenvolvido por meio de Projeto Terapêutico Singular (PTS), que envolve equipe, usuário e família.
O espaço tinha sido uma promessa do governo que somente agora foi aberto e que irá servir a comunidade com problemas citados. Itarantim há um grande número de pessoas com algum tipo de dependência e problemas psicológicos que o espaço irá servir para um melhor acompanhamento dessas pessoas.
A solenidade contou com a presença da Secretária de Saúde, Lorena Tigre, do prefeito, Fábio Gusmão, a esposa do homenageado, dona Marlene e outras pessoas ligadas ao governo.
O espaço está localizado na rua Maria Cláudia no centro da cidade.