Votação da LDO e Emenda Impositiva serão os grandes debates da Câmara de Vereadores de Itarantim

O vereador Zeza Gigante que está na presidência da casa legislativa de Itarantim, no seu discurso na sessão da noite desta terça-feira (30), dirigiu-se ao vereador Dudu dos Tutas, que é líder do governo Fábio Gusmão no legislativo, a seguinte pergunta; “O senhor vota a favor da Emenda Impositiva?”
A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será o grande debate entre os vereadores neste primeiro semestre de 2023, tudo porque haverá a votação da Emenda Impositiva que destinará uma quantidade de recursos para o vereador, com isso ele poderá indicar ou aplicar em uma obra indicada por ele.
A Emenda Impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou até mesmo para instituições de funções sociais. Isso está resguardado no Regimento Interno da casa que foi reformulado recentemente pelos vereadores.
A votação da LDO e da Emenda dará mais autonomia aos vereadores, caso seja aprovada. Isso, caso seja aprovada, porque neste contexto, voltando a pergunta do vereador Zeza e analisando a resposta de Dudu, o governo do prefeito Fábio Gusmão não terá nenhum interesse em que aprove a Emenda.
A resposta do vereador foi incisiva afirmando que votará naquilo que o governo o orientar, dando a entender que houve um diálogo prévio com o executivo.
A votação requer maioria para a aprovação, na casa são onze vereadores, quatro são da base do prefeito e a oposição conta com sete. Esses números podem mudar, tanto do lado da oposição quanto do lado da situação, isso porque dependerá dos interesses e do jogo que será jogado.
O vereador Hilton Rocha disse que irá convidar a comunidade que tem que marcar presença para pressionar o seu vereador. Hilton não disse isso por acaso, ele faz insinuação ao jogo do poder e da sedução aos vereadores no que tange o interesse pelo voto.
As últimas sessões têm mostrado um debate acirrado entre o presidente da Câmara e o líder do governo. Neste caso particular da votação da Emenda Impositiva da LDO a pergunta do vereador presidente foi bem provocativa chegando a afirmar que ele usa o “cabresto” do governo e a resposta do líder do governo foi muito bem conservadora no chão de seu conforto atual junto ao governo.
Vamos aguardar…
Veja fala dos vereadores