Para comemorar a volta do Consea Movimentos Sociais realizam “Banquetaço” em Vitória da Conquista
Movimentos Sociais e entidades das organizações da sociedade civil celebraram nesta segunda-feira (27) ato em alusão à volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) que estava desativado desde 2019 quando o ex-presidente Bolsonaro desativou o órgão que tinha a função de representar agentes da sociedade civil e poder público no debate da segurança alimentar e nutricional.
O ato realizado foi chamado de “Banquetaço 2023: O Consea Voltou! Um prato cheio de justiça social”. Em Vitória da Conquista o ato foi realizado na Praça Nove de novembro.
Além de Vitória da Conquista, mais de 40 cidades brasileiras realizaram o ato que serviu café da manhã e propagou alimentos vindos da Agricultura Familiar, alimentos de qualidade.
O “Banquetaço” é uma ação política formada por um coletivo de ações junto aos movimentos sociais da cidade e do campo e também entidades que fazem a luta pela soberania alimentar de qualidade com objetivo de fortalecer a defesa de uma alimentação saudável, adequada e mais humana.
Ainda de acordo informações, os conselheiros e conselheiras que irão assumir na reinstalação do Consea tomarão posse numa cerimônia nesta terça-feira (28/02). O Cedasb – Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia, entidade ligada a Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa) que trabalha com projetos no semiárido, faz parte do Consea.
Com o slogan “Banquetaço 2023: O Consea Voltou! Um prato cheio de justiça social”, a ação comemora a posse dos novos conselheiros e conselheiras do Consea – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional. As cerimônias de reinstalação do Consea e posse dos conselheiros e das conselheiras acontecem na terça, dia 28 de fevereiro.