Em Itarantim Igreja Católica celebra Quarta-feira de Cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade
A Igreja Católica deu início nesta quarta-feira, celebrando a Quarta-feira de Cinzas, o período quaresmal para os católicos. Este é um tempo forte que começa e que dará início a caminhada até à Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo.
É também o tempo em que a Igreja realiza a Campanha da Fraternidade (CF) junto ao período quaresmal, campanha que faz parte dos debates nestes tempos com temas em que as comunidades irão debater dentro da Igreja.
Este ano a campanha falará sobre a fome, “Fraternidade e Fome” e a inspiração bíblica como é lema é, “Dai-lhes vós mesmos de comer” trecho extraído do livro do Evangelho de São Mateus (Mt 14, 16).
Em Itarantim a celebração das cinzas foi realizada no Centro de Pastoral com celebração do padre da cidade de Maiquinique, Leninto, por conta que a paróquia Santo Antônio de Itarantim se encontra vacante com a saída do padre Black e o padre que virá para a cidade toma posse ainda mês que vem.
Sentido da celebração das cinzas
A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja, dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.
A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.