Em Itarantim mobilidade urbana é zero e falta respeito com pessoas cadeirantes
A calçada da casa não é da casa e dono da casa não é dono da calçada se ele fosse o dono somente ele poderia usar fazendo um cercadinho. Assim prevê a lei de mobilidade urbana numa cidade que é de todos e para todos.
Em Itarantim essa máxima não é seguida e constantemente é desrespeitada por pessoas e comerciantes da cidade que colocam objetos e até mesmo carros na calçada tirando o direito do cidadão de caminhar seguro nas ruas de Itarantim.
A foto em destaque acima mostra o perigo que as pessoas têm que enfrentar, principalmente cadeirantes e outros com algum tipo de deficiência que tem que sair do local de segurança para passar no meio da rua.
Além da caixa que está causando interrupção, há também o caminhão que praticamente toma conta da rua deixando mais vulnerável ainda as pessoas que transitam neste local.
E o problema é muito pior, porque ninguém sabe quem é que tem a obrigação da fiscalização para educar essas pessoas para que elas entendam que a calçada faz parte da rua e não dá casa.
A calçada faz parte da rua, sendo assim do domínio público. A obrigação legal de manutenção das ruas, e via de consequência das calçadas, estas parte integrante daquelas, é do município.