Embasa emite nota sobre a qualidade (coloração) da água nas torneiras após matéria
A Embasa, empresa responsável pelo fornecimento e tratamento da água de Itarantim, emitiu uma nota após a matéria publicada aqui que tratava sobre a água da embasa com uma coloração escura. A empresa afirma que alguns problemas foram detectados e que foi necessário iniciar o padrão de descargas para recuperação da qualidade da água que é fornecida pela empresa. Com isso eles afirmam que houve alterações na cor da água por conta de materiais na tubulações que estavam encrustados.
Leia nota:
Nota da Embasa ao site Crônicas de Itarantim
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que após identificar o problema na manhã desta segunda (06), equipes iniciaram o procedimento padrão de descargas para recuperar a qualidade da água na rede distribuidora do Sistema de Abastecimento de Itarantim.
Pontos isolados da cidade registraram alteração na coloração da água distribuída proveniente da liberação de materiais incrustados na tubulação, após uma interrupção temporária do sistema de abastecimento. Como as tubulações estão sujeitas ao acúmulo de materiais oriundos da reação da água as paredes internas da tubulação, a velocidade da água provocou a remoção desta carga inorgânica.
Em caso de observação de alguma alteração nas características da água distribuída, os moradores devem acionar a Embasa pelo teleatendimento gratuito 0800-0555195, pela Agência Virtual (Aplicativo e Site), pelo telefone do Escritório Local (73) 3266-2147 ou ainda pelo Whatsapp no número (71) 99717-0999 ou (73) 3266-2147.
A Embasa ressalta ainda que a água fornecida em sua área de operação é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade da Portaria de Consolidação nº 5/2017 – Anexo XX – alterado pelas Portarias nº. GM/MS 888/2021 e nº. 2472/21.