Em Itarantim a política continua em silêncio sobre possíveis pré-candidatos a prefeitos
A política em Itarantim continua num silencio ensurdecedor em relação a pré-candidatos a prefeito na cidade. Alguns nomes foram ventilados nos bate-papos da politica nas esquinas, no entanto ninguém se manifesta para fazer oposição forte ao prefeito Fábio Gusmão que nos últimos dias, como foi publicizado na mídia regional, está pouco presente nos holofotes da política.
Naturalmente alguns nomes já são figurinhas carimbadas em qualquer processo. O ex-prefeito Paulo Construção que saiu da política em 2020 sem conseguir a reeleição, ficou desgastados pela sua gestão que foi muito criticada, e, para piorar sua situação a câmara de vereadores reprovou suas contas. Assim o deixando inelegível para cargos públicos, alguns ainda dizem que ele pode ser candidato. Na campanha para deputado, até que seus deputados tiveram uma boa votação na cidade, analisando pelo seu contexto político sim, bem votado. Mas foi uma campanha apagada.
Mas ainda não se sabe como a oposição irá se portar quando o assunto é unir. Historicamente grupos políticos em Itarantim se dividem na mais pura facilidade buscando interesses individuais, como foi o caso de eleições passadas. O advogado e ex-candidato ao executivo, Eduardo Almeida, que é presidente do Partido Progressista (PP) na cidade, juntamente com sua base, acredito eu, terão muitas reflexões para fazer até 2024. Começando sobre o processo das eleições de 2022, que apesar de ter elegido seus deputados, mas não foi o esperado.
O presidente da câmara de vereadores de Itarantim, Zeza Gigante, já está no seu segundo mandato como presidente do legislativo, eleito sem concorrência para este biênio. Até mesmo os vereadores que se opõe politicamente à Zeza reconheceram o bom trabalho que ele realizou e vem realizando no legislativo. informações indicam que pode ser um dos nomes. Lembrando que, Zeza construiu uma base que, é a principal frente de oposição no momento, com Eduardo Almeida e a maioria dos parlamentares na câmara.
Há uma insurgência na cidade de novos nomes que nem se quer era falado nos meios políticos. Esses, depois com mais detalhes irmos falar.
O prefeito Fábio Gusmão, muitos afirmam que, não há um opositor contra ele. O prefeito tem uma base aliada do governo do estado, na eleição de 2022 deu uma das maiores votações aos seus candidatos, com isso foi prometido muita coisa para a cidade. Uma delas e a mais importante é a pavimentação asfáltica nas principais vias de Itarantim que é esperada pela população há tempo com a situação degradante como anda as ruas da cidade. Propagaram que as máquinas já estavam aqui para realização da pavimentação, mas parece que foi uma nota Fake News de festa curta.
Fábio aposta nas promessas do governo do estado, as obras, para chegar forte em 2024. Numa análise mais crítica e também racional, tudo que o município tem adquirido até agora como promessa foi vinda do governo do estado. E o governo enfrenta alguns problemas que podemos chamar de pessoal, e, ou, da sedução da vaidade ou até mesmo da arrogância de alguns. E não vamos esquecer que o prefeito não tem mais o seu vice, Cláudio Tanucci, como aliado.
Por fim, entre muito silêncio e algumas poucas zoadas, uns estão no muro das lamentações esperando a hora de descer.
*Foto em destaque: Crônicas de Itarantim