Por conta dos estragos e prejuízos causados pelas chuvas Maiquinique decreta estado de Calamidade Pública
Nas últimas semanas boa parte dos municípios do sudoeste, do sul e extremo sul da Bahia vem sofrendo com os efeitos provocados pelo excesso de chuva no estado. No médio sudoeste, Itarantim e Maiquinique tem sido alvos de grandes prejuízos e transtornos para a população.
Em Maiquinique a situação é cada vez mais preocupante já que o nível do rio que abastece a cidade subiu aproximadamente 10 metros acima de seu nível normal. Na zona rural a enchentes dos rios Piabanha, Maiquinique e Ribeirão provocaram alagamentos, desmoronamento de encostas e abertura de fendas.
Outra situação grave é a interdição total da estrada que liga Maiquinique a Jordânia em virtude de deslizamentos de encostas e não existe passagem alternativa. Na sede do município de Maiquinique cerca 80% das ruas ficaram alagadas e moradores que tiveram paredes apresentando rachaduras vão precisar deixar as suas casas por conta do risco de desabamento.
O Decreto de Calamidade Pública autoriza ainda a mobilização de todos os órgãos municipais sob a coordenação da Comissão Municipal de Defesa Civil formada por todos os secretários municipais nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. O decreto0258 já foi publicado no Diário Oficial do Município.