Bolsonaro perdeu em todas as 100 cidades com maior número de beneficiários do Auxílio Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi mais votado do que Jair Bolsonaro (PL) em todas as 100 cidades brasileiras com maior número proporcional de beneficiários do Auxílio Brasil, segundo apuração realizada pela CNN.
Segundo a apuração geral do segundo turno das eleições, Lula também ficou representado entre os recebedores do auxílio e ganhou com 50,9% dos votos válidos. Já Bolsonaro, registrou 49,1%.
Em índice divulgado pelo governo federal indica que no Brasil, 8% da população recebe o benefício. O dado mostra também que apenas àqueles que estão cadastrados para o recebimento do benefício, e não a todo o núcleo familiar dos beneficiados.
O Auxílio Brasil substituiu o antigo Bolsa Família como programa de renda voltada à população mais pobre e vulnerável do país. Inicialmente, o valor era de R$ 400. Em agosto deste ano, no início da campanha eleitoral, o benefício passou a ser de R$ 600.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cem cidades que mais recebem o benefício somam mais de 868 mil habitantes. E 28 a cada 100 pessoas nestes municípios recebem Auxílio Brasil. Bahia.ba.