Ataques de xenofobia contra o povo nordestino foram registrados mais uma vez na eleição deste domingo
Atos racistas, preconceituosos e xenofóbicos foram constatados na eleição deste domingo (2), ao término do processo eleitoral, contra os nordestinos. Até mesmo em Itarantim constatamos Posts de pessoas publicizando xenofobia e preconceitos nas redes sociais e criticando o povo nordestino, confira prints pós matéria.
Nas várias publicações preconceituosa vindo de eleitores bolsonaristas que foram publicadas, muitas chamavam o nordestino de “imbecis”, “jumentos” e afirmavam que o povo do nordeste deveria morrer na seca. Foram vários os ataques e palavras de ódios ao povo do nordeste.
Xenofobia
A palavra xenofobia tem origem grega e significa, basicamente, aversão ao estrangeiro ou a alguém de uma determinada região. A xenofobia é um tipo de preconceito contra quem nasceu em um lugar diferente do seu. Normalmente, ela está associada ao racismo e expressa-se, por vezes, por meio da intolerância religiosa ou dos preconceitos acerca do local de origem da vítima e até no processo político, como neste caso constatado neste domingo no Brasil e em Itarantim.
Só lembrando que esses ataques foram por conta da eleição presidencial que aconteceu neste domingo onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma maior votação na região do nordeste e de forma mais contundente no estado da Bahia.