Segurança de Lula pede que PF investigue bolsonarista que lambeu arma em vídeo
A segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recorreu mais uma vez à Polícia Federal para denunciar um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) por supostas ameaças.
De acordo com informações da coluna de Bela Megale, no jornal O Globo, o delegado da PF Andrei Passos, chefe de segurança da campanha do petista, solicitou a abertura de um inquérito para apurar a conduta do empresário José Sabatine, bolsonarista que apareceu em um vídeo lambendo o cano de uma escopeta e instigando o atual chefe do Executivo a promover um golpe de Estado.
Segundo a coluna, na solicitação feita à Superintendência da PF em São Paulo a segurança de Lula aponta que esta não é a primeira vez que Sabatine ameaça Lula. Em outro vídeo de 2021, o empresário apareceu atirando contra um alvo com a foto do ex-presidente, a quem chama de “vagabundo”.
Ainda conforme apuração do jornal, o bolsonarista chegou a ser investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, mas não foi indiciado. Ele, no entanto, teve duas armas apreendidas e atualmente responde a um processo movido por Lula, sob acusação de injúria. Ela agora também é investigado pela Polícia Civil pelo caso da escopeta.
Procurada pela coluna, a Polícia Federal informou que recebeu denúncias encaminhadas por ofício pela equipe de segurança do candidato, mas afirmou que não instaurou qualquer procedimento. Segundo a PF, para que seja aberto o inquérito, é preciso que Lula faça uma representação diretamente ou por meio de seus advogados. Fonte bahia.ba.