CULTURA] Um dos maiores eventos de capoeira da região será realizado em Itarantim neste final de semana
Um dos maiores eventos de capoeira da região estará de volta neste final de semana depois de dois anos sem realizar por conta da pandemia da Covid-19. O evento Capoeiragem 2022 é organizado pela escola de capoeira Humildade do mestre Paulo Faísca um dos grandes influenciadores da cultura na nossa região e que realiza o evento já a 25 anos na cidade de Itarantim se tornando parte do calendário cultural local e da Bahia.
Este ano está sendo muito aguardado, depois de dois anos sem realizar, o evento está de volta na cidade e há uma grande expectativa na espera de vários mestres de vários estados brasileiros que irão participar do evento que terá várias oficinas, batizados, formaturas, homenagens e troca de cordão. Mestres Borracha, mestre Acordeon e mestre Luiz Capeta são alguns que estarão no evento para fazer parte da organização e ministrar oficinas.
Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Mistura de dança e arte marcial, símbolo de resistência dos escravizados, a roda de capoeira foi reconhecida, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Com o título, a capoeira se tornou a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela Unesco. O samba de roda do Recôncavo Baiano; o Kusiwa, arte e pintura corporal própria dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá; o frevo; e a peregrinação religiosa do Círio de Nazaré já foram incluídos na lista do patrimônio cultural da ONU.
A técnica da capoeira era considerada subversiva e, até a metade década de 30, foi marginalizada. No governo de Getúlio Vargas, a capoeira foi reconhecida como esporte nacional. Em 2008, a capoeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Hoje, essa manifestação cultural afro-brasileira conquistou o mundo. É praticada em mais de 160 países, e por pessoas de todas as idades.
O capoeiragem 2022 acontecerá entre os dias 02, 03 e 04, sexta-feira, sábado e domingo com o encerramento. Todas às atividades acontecerá no espaço cultural da Acei, Clube Social de Itarantim.
*Foto em destaque: Cronicas/Joabes
O mestre Faísca faz um convite a todos e todas para acompanhar o evento: