APLB Sindical Itarantim realiza assembleia com assessoria jurídica para tratar da suspensão da liminar
APLB Núcleo Sindical Itarantim realizou na manhã desta sexta-feira (12) assembleia no espaço da câmara de vereadores com professores/as filiados/as e sua assessoria jurídica para esclarecimento sobre a suspensão da liminar concedida em primeiro grau através do Ministério Público a favor da prefeitura de Itarantim que nega fazer o repasse do piso salarial para a categoria.
Na oportunidade, Dr. Fernando, da assessoria jurídica, que esteve explanando o assunto, falou da liminar com base nos procedimentos do processo que a APLB agora irá encaminhar e orientou os/as professores/as quais encaminhamentos agora poderão realizar.
Esteve presente também o diretor da Delegacia Regional Rio Catolé, o Sr. Renan que representa os municípios na região do núcleo da APLB. Em entrevista (logo abaixo) ele nos afirmou sobre a situação do município e o acompanhamento que a delegacia vem fazendo em Itarantim sobre essa situação.
Entenda.
Contextualizando o assunto, orientado pelo sindicato (APLB), no começo do ano a categoria realizara várias assembleias para articular manifestos e paralisações no município. Houve duas paralisações onde os professores realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade exigindo diálogo com a prefeitura no qual o prefeito do município, Fábio Gusmão, se negava ter com a categoria. Nas poucas reuniões que o sindicato teve com representantes da prefeitura, o discurso era sempre o mesmo que, o valor o órgão público não teria condição de pagar.
Sobre a liminar
A justiça tinha dado um prazo à prefeitura de Itarantim para se manifestar por qual motivo o órgão público nega fazer o repasse do piso de 33,24% aos professores do município, no prazo a prefeitura recorreu, alegando não ter condições de fazer o repasse do valor, alegando no seu recurso que este repasse causaria um caos na gerência econômica da prefeitura no que tange a administração. A justiça suspendeu a liminar por hora.
O site conversou com Dr. Fernando, da assessoria da APLB, que explicou quais encaminhamentos os professores/as e o sindicato irão ter nos próximos dias.
Segue entrevistas: