TJ-BA nega recurso que pedia cancelamento dos festejos juninos em Jequié
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou o recurso que pedia o cancelamento do São João de Jequié, município do sudoeste da Bahia. O recurso de agravo de instrumento foi interposto pelo advogado Abdjalili Belchot, na tentativa de impedir a realização dos festejos na cidade.
A decisão do TJ-BA é mais uma derrota imposta ao advogado. O Ministério Público já havia arquivado uma notícia de fato que tentava impedir o evento e a Justiça já havia derrubado mais uma tentativa de frustrar o festejo. A ação trazia como alegações a festa da Banana da cidade Teolândia, mas não conseguia demonstrar elementos que provassem que a festa de Jequié merecia intervenção judicial.
O juiz de primeira instância reconheceu o festejo como economicamente relevante, culturalmente importante e dentro dos parâmetros da arrecadação do município. Na decisão, ele ainda observou que os gastos com o São João representavam uma irrisória parcela da arrecadação do município e que todo o comércio e demais setores estão preparados para o evento. O São João de Jequié, com a Vila Junina na Praça Rui Barbosa, já está entrando em seu quinto dia de festa.