Pela primeira vez nos últimos anos a prefeitura de Itarantim não irá cumprir a Lei do Piso Salarial dos professores do município. A Lei de número 11.738 prevê que as prefeituras repassem o recurso aos professores (40 horas semanal) sempre na data de janeiro e de acordo professores da rede municipal a atual gestão ainda não pagou.
O ex-diretor do colégio Lourival Souto e professor, Nilton Quadros, deu uma entrevista ao programa Se Liga Negão, Nilton mostrou dados da prefeitura e valores arrecadado nos últimos meses afirmando que a gestão tem recurso suficiente para pagar o piso, diferente do que está alegado.
Numa planilha ele mostrou que nos últimos dois meses a prefeitura recebeu quase 12 milhões e somente do Fundeb foram três milhões. O ex-diretor ainda disse na sua entrevista que o governo (Fábio Gusmão) adota postura midiática deixando de debater o assunto do Piso junto aos profissionais da educação.
Só lembrando que na gestão passada, do prefeito Paulo Construção, professores foram às ruas manifestando e acusando a gestão na época de recursos e horas. Inclusive professores que hoje ocupam cargos de diretores/coordenadores de colégios estavam na manifestação (foto ao lado). Na época o prefeito, Fábio Gusmão, lamentou numa postagem feita na sua página particular a situação.
Até o momento a prefeitura não se manifestou. A pasta da educação, lembrando que, a nova secretária assumiu tem pouco tempo. A antiga era a professora Maria d`ajuda que ficou somente um ano assumindo agora a Sra. Adriana Battist.
Não há informações se professores irão fazer manifestação. Ainda essa semana o site irá conversar com a APLB.