A curiosa lista que inclui cidade brasileira como uma das mais feias
Um site internacional especializado em turismo decidiu fazer uma lista com as 20 cidades que considerou as mais feias do mundo.
Estão no ranking municípios de médio a grande porte de diferentes regiões do globo, da Àsia à América do Sul. Curiosamente, há uma grande metrópole brasileira entre elas: São Paulo.
Ao que parece, os redatores do 4 Travel Advice Lovers, portal que realizou a classificação, não consideram o lugar muito agradável. Eles ressaltaram problemas como pobreza, violência, poluição e o famoso trânsito da capital, para justificar a escolha do quinto lugar.
Sim, é isso mesmo. São Paulo ficou na quinta posição na lista das cidades mais feias, estando atrás somente de Calcutá (Índia), Jacarta (Indonésia), Kangbashi (China) e Tijuana (México).
A capital paulista superou regiões dos Estados Unidos como Detroit e Houston, da Venezuela (Caracas) e ainda a Cidade da Gatemala no ranking.
Um mar de concreto
De acordo com o site, a cidade de São Paulo é superlotada e sofre com engarrafamentos todos os dias. Além disso, a paisagem repleta de arranha-céus é confusa e contrasta com as periferias, nas quais se desenvolveram inúmeras favelas.
“Uma verdadeira confusão de arranha-céus se apresenta em São Paulo. Fora isso, a cidade é super lotada e todos os dias aparecem engarrafamentos. Como se isso não bastasse, São Paulo também é frequente nas enchentes de anúncios e apagões e nos subúrbios há muitas favelas”, descreve a lista do veículo.
No entanto, não é a primeira vez que São Paulo foi citada numa lista do tipo. No ano de 2017, o site UCityGuides a classificou como a nona mais feia.
“A natureza parece ter concentrado todos os seus esforços no Rio e esquecido completamente da outra grande metrópole brasileira. São Paulo pode ser uma das cidades mais empolgantes quando se trata de comida e compras, mas não há dúvidas de que é uma grande selva de pedras feia”, considerou a fonte.
A cidade mais feia do mundo
A cidade vencedora da lista do 4 Travel Advice Lovers, Tijuana, foi descrita como um lugar extremamente feio urbanisticamente e ainda tomado pelo tráfico de drogas.
Na fronteira com os Estados Unidos, a cidade mexicana não é muito atrativa, sendo conhecida por seus altos índices de violência.
De acordo com a revista Exame, no ano de 2018, a cidade foi considerada a mais violenta do mundo, ficando na frente de Acapulco, também localizada no México, e da capital venezuelana, Caracas. O levantamento foi realizado pela organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México. (AH)