A nota do governo Fábio Gusmão nada explica perante acusações de Candinho
Na última sexta-feira (14), uma entrevista dada na rádio Três Pontas FM ao programa “Se Liga Negão” do radialista Joilsom Santos, o ex-candidato à vereador Candinho Gusmão abalou as estruturas do governo Fábio Gusmão (seu sobrinho) com acusações de corrupção e afirmando que o prefeito é chefe-mor de uma quadrilha na prefeitura.
Candinho afirmou na sua entrevista que em apenas um ano deste governo já há um grande indício de corrupção e o modelo é igual aos outros que tem passado na prefeitura. Ele deu nomes e não poupou secretários/as com autos-salários e ainda disse que tem mais duas bombas para soltar na cidade.
A prefeitura por sua vez publicou uma nota na sua página oficial. A nota pouco explica e de forma embaraçosa não desconstrói as acusações da entrevista que ganhou o centro popular do debate na cidade, aliás a nota irá abrir mais precedentes nas acusações de Candinho.
Na nota fala de inverdades e de informações sem base. Neste caso, já que a nota afirma que tudo é mentira, a prefeitura não precisaria de uma nota com letras amontoadas e sim acionar o jurídico, a justiça, para exigir do entrevistado provas, já que a nota afirma que tudo dito não passa de um fake News.
Vi na nota um grande amadorismo por parte de um órgão público que detém das ferramentas que seria mais contundente ao enfrentamento as acusações do entrevistado.
Uma outra questão, Candinho, na entrevista estava muito convicto e embasado com informações, explorando seu conhecimento jurídico em relação aos pontos em que ele faz a acusação. Ele deu dados e números pontuais em relação aos valores apresentados tanto de salários dos secretários/as citados como da empresa de contabilidade que presta serviços para a prefeitura.
Leia nota na íntegra:
O Município de Itarantim, Estado da Bahia, por meio de sua Assessoria de Comunicação (ASCOM), vem negar todas as infundadas acusações propagadas pelo Sr. Candido Santos Gusmão na manhã desta sexta-feira (14), através do programa “Se Liga Negão”, apresentado pelo radialista Joílson Santos, na Rádio 3 pontas FM. A priori, imperioso destacar que a Gestão conduzida pelo Prefeito Fábio Gusmão, desde a posse governamental, está realizando ações para a potencialização e manutenção da acessibilidade da população às informações e documentos públicos, como pode ser visto através dos portais da transparência e adesão do Município ao “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção”, no portal oficial da Prefeitura, bem como através dos Portais Oficiais dos Órgãos de Controle. O Município de Itarantim reitera publicamente a lisura (legalidade) de todos os seus contratos, rechaçando possibilidades desonestas de corrupção, sejam elas intencionalmente ou não, como colocado de forma tendenciosa pelo munícipe. Todos os processos de contratações, de pessoas físicas ou jurídicas, e seus respectivos objetos e preços, assim como os proventos (contracheques) de seus servidores estão disponíveis nos canais oficiais de transparência do Município e do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, respectivamente. O Município de Itarantim repudia toda e qualquer “fake news”, alertando aos desconhecedores sobre suas consequências jurídicas para quem as emite, publica e/ou transmite, promovendo desinformação pública em troca de audiência, fugindo do ideal de democratização e acesso à verdade dos fatos. A ausência de provas, falácias meramente manipuladas e a interpretação equivocada de dados e informações públicas não ofuscam a dedicação e trabalho desempenhado pela Gestão em prol de uma Itarantim melhor, funcional e mais humanizada. A Assessoria de Comunicação (ASCOM), os Secretários Municipais, o Vice Prefeito Cláudio Tonucci e o Prefeito Fábio Gusmão se colocam à disposição para demais informações necessárias.
Governo Uma Nova História.
Itarantim, Bahia, 15 de janeiro de 2022.
ASCOM
Assessoria de Comunicação de Itarantim
Gabinete do Prefeito Municipal