Todas as famílias afetadas pelas enchentes, em todas as regiões da Bahia, terão direito ao pagamento da tarifa social na conta de água da Embasa. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (27).
Ainda de acordo com o governador, também será expandida para todos os comerciantes que tiveram prejuízos por conta das chuvas a linha de crédito especial da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), que garante até R$ 150 mil sem juros, com pagamento dividido em até 48 meses e com início em até um ano.
Além disso, Rui informou também que será dado um benefício social às famílias afetadas pelas enchentes para que seja possível adquirir bens como móveis, eletrodomésticos e roupas. O valor do auxílio será definido após conclusão da estimativa de pessoas necessitadas.
“Vamos dar uma valor para que as pessoas consigam, pelo menos, comprar um colchão, uma geladeira, um fogão e roupa, porque muitas pessoas saíram sem nada, nem documentos conseguiram pegar e estão apenas com a roupa do corpo. Então nós estamos estimando a quantidade de pessoas para depois ajustar o valor. Estamos estimando que seja em torno de 50 mil pessoas que perderam completamente tudo”, disse Rui. Bahia.ba.